sociedade vertical
caco pontes
(Edições Maloqueirista / Hedra - 2014)
O mais recente trabalho publicado pelo autor é o livro de poemas “Sociedade Vertical”, volume de bolso que traz um reflexo da contemporaneidade, através do efêmero e a velocidade que os meios digitais trazem ao cotidiano das novas gerações, incorporando o ativismo presente no atual contexto e a ambiguidade em torno do mesmo. Ou ainda, pela perspectiva da escritora Ana Rusche, que assina o prefácio:
“O Caco sim andou por aí. Esse é um livro de um andarilho. Que nuns dias é patrão, noutros é pivete, pega carona no busão, paga cachê em cash, tem fama na televisão, anonimato no esquete. Todo trabalhado nas hastags #vemprarua #maisamorporfavor, hoje em dia mídia social é igual carteira de trabalho, tem que bater cartão, comparecer, aparecer. Estar onipresente em todos os não-lugares. Não ser outro deus, nem profeta. Saber das cifras, dos nomes, os próprios.”
A obra tem ilustrações do expressivo grafiteiro e artista plástico ENIVO, reconhecido dentro e fora do país, além de texto na orelha assinado pela premiada diretora e dramaturga Claudia Shapira. O primeiro lançamento aconteceu no Sesc Pinheiros, em dezembro passado; entre abril e maio deste ano, a obra circulou por diversos roteiros do Circuito Sesc de Artes, atingindo dezenas de cidades, através da iniciativa de projetos como “Estante de Leitura” e “Baião de Spokens”; no mês de junho participou do “Poesia na Faixa”, atividade do Coletivo Poetas do Tietê, contemplada pelo edital Proac Saraus, fazendo distribuição de centenas de exemplares nas ruas de SP, através de intervenções poéticas e levando o autor para diálogos dentro da sala de aula, em escolas públicas, compartilhando experiências com alunos do ensino fundamental.